• SOBRE O DIA INTERNACIONAL DO DJ:
Pra quem ainda não sabe, o World DJ Day não é apenas um feriado oficial, mas também um importante evento de caridade que se realiza desde 2002, em nome da indústria internacional de clubs.
Uma série de organizações de caridade para ajudar crianças, se movimentam nessa data em diversas partes do mundo. Coordenadas pelo World DJ Fund e a organização Nordoff Robbins Music Therapy, que usa a música para o tratamento de crianças e adultos, as ações recolhem fundos de renda que recebem neste dia por DJs, clubs, estações de rádio e gravadoras, enviando tudo que for arrecadado a diferentes estabelecimentos de caridade.
Essa classe de verdadeiros xamãs contemporâneos, que embora influencie a nossa cultura urbana há várias décadas, ainda não têm o devido reconhecimento da sociedade.
Ao contrário, ainda lutam pela regulamentação de sua atividade e enfrentam vários tipos de preconceito, especialmente aqueles baseados na ignorância de quem acha que o seu som não é música de verdade ou que “é só apertar um botão e o computador faz tudo sozinho”.
Desde que comecei esse blog tive a oportunidade de conhecer vários profissionais e com eles, também conheci de perto a dura realidade da profissão.
Hobby ou profissão? Hoje, muitos jovens pensam ganhar a vida como DJ, mas será que há alguma garantia para quem vive apenas da profissão?
No final do ano de 2007, o ex-senador Romeu Tuma deu entrada com um projeto de lei, que regulamentaria a profissão de DJ, junto ao Senado. A lei nº 740 chegou a ser aprovada pelo Congresso Nacional, em maio de 2010, mas foi vetada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Então, quem trabalha como disc jockey deve continuar exercendo a atividade, apenas, por amor à profissão.
Porém, não é todo mundo que “veta” a existência do profissional. E você, que não é profissional da área, ao menos sabe o que faz um DJ?
Agora que você já sabe, também é importante conhecer algumas “regras de etiqueta” a serem seguidas quando estiver numa festa. Os DJs agradecem:
- Procure saber o nome do DJ que você gostou de ouvir se não sabe quem é;
- Incentive o profissional que você está curtindo com sinais, sorrisos e braços pra cima. Mostre do que gostou e do que não gostou, jamais fique indiferente;
- Preste atenção na música durante a balada, não só na mulherada e no bar;
- Deixe para conversar com o DJ só depois que tiver acabado o set. Mixar é uma arte complexa, e erros normalmente não são perdoados, por isso, toda a concentração é necessária nessa hora;
- Se estiver próximo, pergunte se ele quer beber alguma coisa e compre pra ele =)
- NÃO grite “acelera” nem faça movimento de “sobe” com a mãozinha. Acredite, isso é muito irritante;
- NÃO peça um hit de dois anos atrás que todo mundo já está careca de ouvir;
- NÃO pergunte se ele pode tocar algo “mais animado”;
- NÃO peça para ele anunciar no microfone que uma chave de carro foi perdida;
- NÃO fale com ele quando ele estiver com cara de compenetrado, fone no ouvido e mão no equipamento. Ele está MIXANDO!
Quer conhecer alguns DJs? No orkut há uma comunidade com milhares deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário